Image Image Image 01 Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Blog

Arte e Matemática

Arte e matemática são registro da história do universo, desde as enigmática pirâmides os templos gregos e as arquiteturas romana podemos presenciar o forte envolvimento da matemática com a arte. As Artes Visuais além das formas tradicionais como as pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, arquitetura, incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas.

As Artes Gráficas, o Desenho Industrial e a Arte Digital são exemplos desses avanços; são modalidades artísticas que, embora com especificidades individuais, apresentam possibilidades de combinação para além delas mesmas e até com outras áreas, eu diria que uma junção entre ciência, arte e filosofia.

Atualmente mais de um milhão de pessoas visitaram no Brasil a exposição ‘O Mundo Mágico de Escher, grande ator que aplicava estudos matemáticos com geometria em suas derivadas ilusões de óticas em salas, objetos e gravuras, isso mostra o fator arte e matemática juntas.

Gostaria de traçar o design visual com a matemática com base nos grids tipográficos projetados dentro da Bauhaus que futuramente os suiços aperfeiçoaram, onde como bem conhecemos Wollner aprendeu na escola de Ulm e nos apresentou de forma eficácia seus diversos estudos em seus projetos de identidade visual que realizou durantes esses longos anos.

Pois é preciso olhar sobre uma das linguagens do ensino da matemática, não mais àquela estática, mas à atual; dinâmica, isto é, àquela, por exemplo, que as obras de Escher nos trazem. Lançar um novo olhar na busca do conhecimento e expressão do pensamento. A arte e a matemática transportaram, por meio da arte da gravura, o pensamento de Escher para um mundo desconhecido, ou como os suíços uma nova forma de pensamento dentro de um espaço vazio juntando simplicidade, redução e lirismo, como o grande pioneiro Josef Müller-Brockmann se auto definia.

Assim, tanto a disciplina Arte como a disciplina Matemática, justapostas apresentam, cada qual seu valor. Ambas tornam o ensino da outra um meio complementar. E Junto a arte como modelo criativo e perceptivo, a matemática com a ciência e a filosofia com o conceito e cultura, nos dias atuais vivenciamos um modelo diferente de pensamento dentro do design visual, através da história do registro do universo com a matemática e a arte.

Enviar Comentários