Nova sede Unimed Guarulhos

Projeto de sinalização e ambientação da nova sede da Unimed Guarulhos.

O projeto da nova sede da Unimed Guarulhos teve como objetivo fazer com que os colaboradores incorporassem o mais natural possível os pilares e a essência da marca de maneira lúdica.

O primeiro desafio do projeto foi encontrar uma identidade que trouxesse os atributos da marca e os valores da cooperativa para o dia a dia dos colaboradores, fazendo com que esses conceitos fossem compreendidos, internalizados e passassem a estar presente nas atitudes durante o desenvolvimento das atividades de cada colaborador.

Com isso, foram realizadas diversas reuniões de brainstorm com a equipe de comunicação e marketing da empresa para eleger um elemento (tema) presente no cotidiano das pessoas, que simbolicamente conseguisse transmitir todos os atributos e essência da marca.

Conceito

O tema “natureza” foi validado para nortear o projeto de sinalização e ambientação pois, além de ser um elemento presente no cotidiano das pessoas, permitia utilizar uma linguagem cheia de inspirações, soluções visuais atraentes, com um apelo visual forte e uma linguagem simples e clara.

Somente uma raiz forte sustenta um crescimento eficaz. Com essa ideia como norteadora, buscamos, em todas as comunicações ligadas ao processo de mudança, fortalecer, junto aos colaboradores, que a nossa mais profunda raiz, que é o que nos mantém vivos como cooperativa, é o CUIDADO. E quanto mais profundas forem as raízes, quanto mais enraizarmos o cuidado em nossas atitudes diárias, mais prósperos serão nossos frutos.

APLICABILIDADE DO PROJETO

A estrutura do novo prédio conta com um total de quatro pisos: térreo, 1°, 2° e 3° andares. Coincidentemente, a marca Unimed possui quatro atributos principais e essa coincidência nos possibilitou relacionar cada um dos andares a um desses atributos e batizá-los com nomes de árvores nativas brasileiras.

Nos dedicamos então a realizar um grande estudo para construir a convergência entre esses diversos pontos. Após um trabalho intenso de pesquisa, incluindo contato com o Jardim Botânico de São Paulo, as árvores, cores e atributos para cada piso foram escolhidos.

TÉRREO

Árvore símbolo do andar: O mulungu é uma árvore que o extrato de suas folhas tem ação sedativa e antimicrobiana. Também serve de alimento para beija-flores, papagaios, além de suporte para a casa do joão-de-barro. Assim como a Unimed, o mulungu também está a serviço da saúde e das vidas ao fornecer, por meio de suas folhas, um extrato com propriedades curativas. Como a Unimed, que está sempre presente e disposta a cuidar, essa árvore oferece sua estrutura como alimento e abrigo a diversas espécies de pássaros.

1° ANDAR

Árvore símbolo do andar: O jacarandá possui uma das mais valorizadas madeiras brasileiras, explorada em marcenaria de luxo, construção de instrumentos de corda e pianos. É com domínio técnico e experiência que a Unimed se propõe a cuidar das pessoas, e assim também é a maioria dos músicos que têm em suas mãos algo produzido com a cobiçada madeira de jacarandá. Tocar um piano ou um violão tão valioso com perfeição requer domínio técnico e experiência, que só um especialista pode ter.

2° ANDAR

Árvore símbolo do andar: O ipê é a árvore brasileira mais conhecida e mais cultivada, não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie. Típica de nosso país, tem uma característica muito particular: no ápice do inverno, quando tudo está seco, é que ela mostra força, nascendo suas flores. Ponto em comum entre a Unimed e o ipê é a presença em todo o Brasil. Ambos estão presentes em todo o território nacional e são reconhecidos localmente, com suas características regionais, em cada canto do país.

3° ANDAR

Árvore símbolo do andar: A araucária chega a viver até 700 anos e é uma das espécies mais antigas da flora brasileira, símbolo de resistência na luta pela conservação da biodiversidade nacional. O pinheiro está presente no emblema do cooperativismo, pelo seu significado de imortalidade, perseverança e fecundidade. É o símbolo principal da marca Unimed.

SALAS DE REUNIÃO

Tanto o 1º quanto o 2º andar contam com duas salas de apoio cada um. Estes espaços são dedicados a reuniões de equipe ou com fornecedores, e também como apoio para apresentações e demais atividades relacionadas ao escopo de trabalho. Ao ambientarmos estes locais, buscamos proporcionar uma atmosfera inspiradora e que ali pudessem “florescer grandes ideias”.

Assim, cada uma dessas salas foi batizada com nomes de flores alinhadas à identidade visual definida para o andar, seguindo a mesma paleta de cores e levando em consideração a pronúncia e sonoridade das palavras. No primeiro andar, temos as salas tulipa e flor-de-lis e, no segundo andar, as salas acácia e girassol.

Já a área da Diretoria, no terceiro andar, conta com quatro salas de apoio que receberam nomes de plantas, seguindo a mesma paleta de cor definida para o andar, proporcionando uma identidade visual mais “clean” e diferenciada do restante dos andares. As plantas escolhidas foram: maranta, dracena, samambaia e vitória-régia.

ESPAÇO DO COLABORADOR  (SALA DE DESCOMPRESSÃO)

Nos pisos do 1º e no 2º andar, existem duas salas de descompressão que foram ambientados com o tema “sementes”. Assim a Unimed Guarulhos olha para os seus colaboradores – com a mudança de sede e o fortalecimento da cultura organizacional, como as sementes de um futuro ainda mais promissor para a cooperativa.

ESPAÇO MOVIMENTO (SALA DE JOGOS)

A sala de jogos, localizada no 3º andar, foi ambientada com o tema “água”. A água é um recurso natural de fundamental importância para todos os seres vivos. Partindo da premissa que a água é elemento indispensável para a manutenção da vida e de nosso corpo físico, os momentos de descontração e lazer são alimentos para a mente e para a alma. A sala de jogos conta com mesas de ping pong e bilhar, em um espaço amplo e acolhedor.

RESULTADOS

O projeto de sinalização e ambientação da nova sede da Unimed Guarulhos teve como objetivo fazer com que os colaboradores incorporassem o mais naturalmente possível a nova cultura, que nasceria junto com a mudança física.

Pretendia-se que o novo ambiente, pela sua formatação, gerasse uma gradativa mudança de comportamento, principalmente em relação a incorporação de posturas mais cooperativas e de cuidado com o ambiente e com os colegas de trabalho, estimulando o relacionamento interpessoal, em contramão ao ambiente anterior, que segregava as pessoas e estimulava o individualismo. Outro ponto importante é que as pessoas tivessem uma experiência mais próxima com a marca, vivenciando diariamente os pilares, atributos, a essência da marca Unimed no ambiente de trabalho.

É sabido também que o ambiente de trabalho pode contribuir de diversas maneiras no crescimento do negócio, tornando-o mais produtivo e, principalmente, inovador. Isso porque o ambiente influencia a forma como os colaboradores se sentem, pensam e agem dentro da empresa. Não é à toa que as mais bem-sucedidas startups, empresas que buscam explorar atividades inovadoras no mercado, investem em ambientes descontraídos e acima de tudo capazes de inspirar suas equipes.

O projeto de sinalização e ambientação da nova sede marca também o início de uma cultura de inovação dentro da Unimed Guarulhos.

Após a mudança de nova sede, foram enviado aos colaboradores uma pesquisa com o objetivo de identificar a efetiva mudança de comportamento e incorporação da nova cultura pelos profissionais após a mudança para a nova casa. Veja alguns comentários ao lado:

Responsáveis pelo projeto: Luan Piani e Juliana Pagin
Conceituação: Luan Piani e Vanessa Moya
Redação: Vanessa Moya
Sinalização e ambientação: Oz Design
Ilustração: Maria Eller
Comunicação visual: Open 23

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!